quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ah, Tá...

Ah, tá... Recebo, faz, cinco anos, medicamentos de alto custo. Sempre realizando os mesmos exames e procedimentos, no mesmo intervalo de tempo e variando apenas alguns tipos de exame.
Pra você ter uma noção de como funciona este recebimento de remédio, tentarei explicar, mas não sei se vou conseguir.
Existe um documento padrão chamado APAC, Autorização de Procedimento de Alto Custo, que é usado para que os usuários de medicações de alto custo o retirem nos postos médicos ou locais autorizados para fazer a entrega do mesmo. Este documento deve ser renovado de 3 em 3 meses para evitar o desvio do dito medicamento, ou venda por vias outras, que como o próprio nome diz, custa muito caro. Uma caixa com 100 cápsulas pode até custar R$ 5.000,00 e durar 15 dias. Mas, pensar em desvio de um material como esse no Brasil???? Ah, que isso, pode acontecer na Bélgica, Suiça, até na Noruega, que diga-se de passagem é o país com maior qualidade de vida do nosso planeta, mas no Brasil? Ah, isso é que não. Daí o formulário para ser preenchido e anexado a um processo, este ser entregue a alguém na secretaria de saúde do estado e ali ser dado o veredictum: deferido ou indeferido.
Como disse, há cinco anos atrás , cumpri todas essas etapas e ganhei um grande SIM do governo.
Inicialmente retirava minha parte na Vila Mariana, SP, o que denodava tempo e paciência, pois saía cedo de São José dos Campos, eu/e/ou minha esposa. Lembrem-se que estamos falando do famigerado SUS que inunda nossas televisões com manchetes atrozes e ainda ressalto que a razão de submeter-nos a tanto sacrfício tem um motivo nobre: As pessoas que fazem uso de tais fármacos NÃO sobrevivem sem elas.
Passado o período de um ano de uso veio a descentralização da entrega, quer dizer, cada um receberia em sua cidade. Mas, sabe, foi melhor, embora temesse que meu processo pudesse sumir, desaparecer, escafeder-se, mas ele veio parar direitinho no NAC (Núcleo de Avaliação e Controle). Ótimo! Pegar o remédio perto de casa, menos estresse. Aí, ano passado, ele veio pra bem mais pertinho de casa, dá pra ir à pé no postinho, bem mais tranquilo, até que...

(Já viu nessas estórias quando surge um "até que"? Alguém vai se dar mal.)

Bom, até que, hoje, sem nenhum aviso prévio recebi, pelo telefone, que todo esse processo que é nossa rotina há cinco anos corre o risco de ser CANCELADO!
Entendeu? Não? Eu repito...
Bom, até que, hoje, sem nenhum aviso prévio recebi, pelo telefone, que todo esse processo que é nossa rotina há cinco anos corre o risco de ser CANCELADO!
Motivo: Os exames não estão completos?!?!?!

Mas, como? Como não estão completos? Entregos os mesmos exames há cinco anos e nunca ninguém reclamou e agora eles querem cancelar?

Amigos, isso é um desabafo, por que devido a isso, por não ter como recorrer de um processo sobre o qual não tenho domínio e cujos medicamentos tenho que pegar entre os dias 15 e 27 do mês vigente, terei que fazer com urgència, urgentíssima, um montão de exames amanhã para que sejam entregues daqui a um mês (observem que aí o prazo já expirou) para que não perca essa benesse do nosso governo.

Ah, tá, depois vou ao consultório, o médico verifica minha pressão e pergunta por que ela  está alta.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.